segunda-feira, 30 de março de 2009

[NOTÍCIA COMENTADA] Enquanto políticos corruptos constróem castelos, Zé merenda constrói o Brasil de verdade...

Não sou muito fã do Fantástico. Tampouco do sensacionalismo barato que permeia as reportagens da Vênus Platinada... mas ontem me emocionei de verdade com uma reportagem que além de séria e muito bem feita, tratou de um tema que me preocupa muito: EDUCAÇÃO!

Fiquei muito feliz em conhecer a história de alguns brasileiros que dão orgulho a todos nós: gente que acredita que lugar de criança é dentro da escola.

"Em um Brasil sem estradas, luz ou telefone, a esperança vem no lombo de um burro, na tropa do Zé Merenda."

Como as crianças do povoado mal tem o que comer, a merenda escolar, muitas vezes, é sua única alimentação diária e o estímulo para que caminhem cerca de 1h atravessando rios e matas para buscar um pouco de dignidade através da escola.

A verba destinada pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO é de R$ 0,22 por aluno, por dia. É isso mesmo... VINTE E DOIS CENTAVOS para alimentar uma criança na escola enquanto Deputados e Senadores vivem na luxúria e se esbaldando com o dinheiro público!!! A lei diz que o município tem de completar a verba federal...

“Tem um valor lá que ela complementa, só que ainda não é suficiente para ficar uma coisa, assim, bem gostosa, uma merenda de maior qualidade”, reconhece Jaci Dias da Cunha, secretário de Educação de Cavalcante (GO), um dos municípios mais pobres do Brasil."

Uma funcionária pública, D. Maria Evangelha, é a coordenadora da merenda escolar. Ela cuida pessoalmente de cada um dos sacos com mantimentos básicos que vão abastecer as escolas rurais e garantir a presença dos alunos.

Depois de carregar uma caminhonete com os sacos, a equipe da Secretaria de Educação segue para a região Kalunga, onde vivem os descendentes dos escravos fugidos de Goiás. Para percorrer 50 quilômetros, levam-se quase cinco horas...

"O tropeiro José Pereira das Virgens já estava esperando a equipe de reportagem do Fantástico. É ele quem entrega a merenda para as crianças."

VALE A PENA VER A REPORTAGEM COMPLETA NO:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1063758-15605,00-TROPEIRO+SUPERA+BARREIRAS+PARA+ENTREGAR+MERENDA.html

Quem assistir (ou caso tenha assistido ontem) vai perceber o quão desigual é o país em que vivemos e o quão miseráveis são esses políticos que criam leis em benefício próprio e viram as costas para o futuro do Brasil!

Nenhum comentário: