sexta-feira, 13 de março de 2009

[TEXTO: MESTRADO NA UFBA] Excelentes perspectivas



O coordenador do curso, Prof. Leonardo Boccia, Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, conduziu a semana inicial que, para nós alunos do Mestrado e Doutorado em Cultura e Sociedade, foi composto de dois encontros.

O primeiro encontro, chamada pelo Prof. Boccia de "uma pequena degustação do cardápio intelectual", contou com a presença de vários professores que falaram, com muita propriedade, sobre temas diversos ligados ao curso, abrindo para perguntas no final.

O segundo encontro, teve a participação da Vice-coordenadora, Prof. Lindinalva Rubim, phD em Comunicação pela Universidade de Buenos Aires, que, juntamente com Prof. Boccia, nos mostrou detalhes sobre o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e teve um formato mais participativo.

Já perto do final, a Prof. Elaine Norberto, Doutora em Economia pela Universidade de Paris, se juntou ao grupo, pois, daria sua primeira aula para os alunos matriculados em Cultura e Organizações, logo em seguida.

Após o encerramento do segundo encontro, nos dirigimos para uma outra sala e tivemos nossa primeira aula, propriamente dita.

O grupo, bastante heterogêneo em suas origens e formações, mostrou-se mais uma grata surpresa e, com muita desenvoltura, interagiu e se integrou aos objetivos propostos e discutidos pela Prof. Elaine que, sem perder tempo, já nos presenteou com o texto ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS DE MARCAS E ESTRATÉGIAS SOCIAIS DE DIFERENCIAÇÃO para lermos e discutirmos na aula seguinte.

SEGUNDA SEMANA
A semana começou com a primeira aula da disciplina Espetáculos Culturais Contemporâneos, com o Prof. Leonardo Boccia, que, com rara maestria, fez dinâmicas, trocou experiências com o grupo e discorreu sobre o tema, nos falou da vasta bibliografia e abriu o espaço para debate.

No dia seguinte, finalizamos a discussão sobre o programa de Cultura e Organizações, com a Prof. Elaine e fomos debater sobre o texto apresentado na aula anterior.

O texto, da própria Prof. Elaine Norberto, nos apresentou a autores como Marshall Sahlins, Jean Baudrillard e Pierre Bourdieu e seus conceitos sobre marcas, significação e, principalmente (para mim), sobre a função sináptica dos profissionais de criação, objeto principal do artigo que estou escrevendo para entregar na próxima semana.

Muuuuuuita leitura nos aguarda. Muuuuita produção nos espera. Estou feliz, motivado e cheio de perspectivas para essa nova possibilidade que está apenas iniciando...

Nenhum comentário: