sábado, 31 de janeiro de 2009

[DICAS: WEB DESIGN] Fireworks

Estou fazendo um curso PROFISSIONAL (160h) de webdesign no SENAI que engloba conceitos estéticos na web, Fireworks, Dreamweaver e Flash (os três últimos, programas da ADOBE).


Além do curso presencial, venho estudando e pesquisando bastante pela internet. Entre as inúmeras descobertas de sites, BLOGs e fóruns com dicas, tutoriais, vídeos e truques, a que mais gostei até agora foi o site MX Masters, que traz informações muito interessantes sobre esses programas e ainda: Photoshop, PHP, Ilustrator, Corel Draw, CSS, Scripts e muito mais.

Como estou terminando um módulo sobre Fireworks, resolvi publicar um link para uma vídeo aula que me ajudou muito com algumas ferramentas: http://www.mxmasters.com.br/fireworks/fireworks-desenvolvendo-um-belo-topo/

Espero que seja útil para vocês como foi pra mim!!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

[POESIA] Me beija, amor!

Me faz sentir
o gosto da vida
em sua boca...

Me beija, amor!

Me mostra que o céu
é o seu beijo de língua
em minha boca...

Me beija, amor!

Me deixa de olhos fechados
a pensar que o seu beijo
é só o começo de tudo...

Me beija, amor!

Me entrega os teus lábios
umedecidos de desejo
e me deixa beijar você...

Me beija, amor!

Me permita sorver tuas angústias
desvendar teus segredos
e liberar teus instintos...

Me beija, amor!

Por que o meu beijo
é feito de amor
e é fruto do seu...


(Pedro Cordier)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

[ARTIGO] O sistema de ensino na Era da Conectividade

O post anterior me levou a refletir sobre a Era da Conectividade e suas contribuições para o sistema de ensino superior.

Para começar, deixaria de utilizar o nome "sistema de ensino" e passaria a adotar SISTEMA DE APRENDIZAGEM. À primeira vista, os termos não parecem tão diferentes assim, porém, um olhar mais minucioso mostra que são quase antagônicos.

De um lado, representado pelo "sistema de ensino", encontra-se o modelo atual:

  1. Os coordenadores de curso preparam as ementas das matérias de acordo com as determinações do MEC (Ministério da Educação e Cultura);

  2. Os professores recebem a ementa e, na maioria absoluta dos casos, sem poder sequer opinar, enpurram essa enxurrada de informações previamente empacotadas, goela abaixo dos alunos (a = ausência de; luno = luz);

  3. O aluno que se vire pra entender aquelas coisas, daquele jeito (é... como dizia o Tenente Adriano, meu instrutor do NPOR - Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva - "enquanto o mundo gira, o aluno se vira...");

  4. Os professores então, detentores do "poder absoluto" nas salas de aula, "avaliam" o grau de "aprendizagem" dos alunos por meio de provas e trabalhos;

  5. Os alunos que conseguirem obter a "média" passam. Os que ficam abaixo dela, fazem diversos tipos de "recuperações" para ver se, com essa oportunidade extra, conseguem chegar na média.

Ora, convenhamos!! Na grande maioria dos casos, as faculdades estão mais para museus do que para instituições de ensino superior. E não me refiro somente a equipamentos e tecnologia. Aliás, me refiro, principalmente, à qualificação de pessoas e a adoção de novos processos, como veremos a seguir.

Bom, do outro lado, representado pelo SISTEMA DE APRENDIZAGEM, encontra-se um novo modelo:

  1. Os coordenadores de curso CONTINUARIAM preparando as ementas das matérias de acordo com as determinações do MEC. Só que de uma maneira diferente. Sob uma nova percepção. O principal objetivo é o foco no aprendizado e não somente no ensino;

  2. Os coordenadores discutiriam com os professores e com um grupo de alunos (ex-alunos, calouros e veteranos) sobre os objetivos das disciplinas, seu conteúdo e sobre a metodologia aplicada (aulas expositivas, passeios, aluno dando aula, temas para discussões, aulas via internet, integração da turma via internet - BLOGs, rede sociais - e com reuniões ao ar livre para debates, estudos de caso, sistema de avaliação, notas, frequência, leitura complementar);

  3. Os alunos, alçados à posição de co-autores do projeto, aumentariam suas participações em sala de aula e, o que é muito mais importante, fora dela seu comprometimento os levariam a um estado de aprendizado contínuo, buscando sempre trazer novas fontes, novas observações. Isso iria gerar uma conexão entre a matéria dada e sua vida, aumentando a sua percepção sobre a realidade;

  4. O sistema de avaliação seria secundário diante dessa nova abordagem. Uma vez consciente de que conseguir a média é obter um desempenho medíocre e estimulado a ser uma pessoa melhor a cada dia, os resultados seriam crescentes e a avaliação tradicional ganharia a companhia da auto-avaliação, da avaliação da turma e da avaliação conceitual.

Com esse novo sistema, iremos perceber que mais importante do que a preocupação com o ensino é a preocupação com o processo de aprendizado contínuo e conectado.

Precisamos, urgentemente, de uma nova percepção do que está sendo ensinado, de como está sendo ensinado, de como isso está sendo aprendido e de quem está aprendendo.

Estamos vivenciando uma nova Era. E toda novidade passa pelo processo de aprendizado. Precisamos estar atentos à questões como inovação, empreendedorismo, criação, adaptabilidade, pois, somente acompanhar as mudanças já não basta. Temos que tomar consciência de que somos parte integrante dessas mudanças!

(Pedro Cordier)


" (...) A dinâmica do conhecimento hoje é completamente diferente, com as pessoas aprendendo "por fora" do sistema e com a depreciação do conhecimento muito mais acelerada do que em qualquer período da história, o principal papel da escola passa a ser o de preparar as pessoas para três coisas: sprender, desaprender e reaprender (...)".

SÍLVIO MEIRA, Engº Eletrônico (ITA), Mestre em Informática (UFPE), PhD em computação (Universidade de KENT, Inglaterra), Pesquisador do CNPQ e fundador do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

[ARTIGO] Infinitas possibilidades na Era da Conectividade...

Estamos diante de uma nova geração de meios e ferramentas de comunicação. Muito mais pró-ativas e participativas, essas ferramentas socializaram o acesso à informação. Mais do que isso, tiraram o leitor de sua posição passiva, para colocá-lo no centro da discussão, bem no olho do furacão.

Fóruns, redes sociais, grupos, podcasts, compartilhamento de vídeos, fotos e música, mensagens instantâneas e BLOGs tornaram a internet mais interessante e muito mais atraente, pois, segundo dados da ITU - International Telecommunication Union - já somos mais de 1,5 bilhões de internautas conectados, via computador, pelos 4 cantos do mundo.

Os BLOGs geram informações em forma de POSTs, que geram comentários, conversas, discussões e, eventualmente, CONHECIMENTO em estado bruto.

Tem (cada dia mais) pessoas trocando idéias com pessoas de forma análoga ao que elas fazem nos grandes eventos. O segredo é saber quem você vai escolher pra conversar.

Os BLOGs nos ensinam que precisamos aprender a trocar idéias dentro desse novo conceito. Precisamos aprender a aprender como interagir nesse universo conectado.

Sabe um gordinho numa festa de criança cheia de salgadinhos, doces e guloseimas à vontade? Pois é... com essa nova enxurrada de informação à nossa disposição é a mesma coisa... se não aprendermos a ESCOLHER BEM E SABOREAR COM TRANQUILIDADE, vamos continuar achando que não aproveitar tudo é desperdício, nos empaturrando de porcaria pelo simples fato de estarem ali, à nossa disposição, ao nosso alcance...

Se a internet de uma forma geral e os BLOGs, especificamente, nos proporcionam um oceano de possibilidades de aprendizado, porque não aproveitar para pescar as novidades que mais nos atraem? Por que não descobrir coisas e novas e viver essas experiências? Não é assim que aprendemos a jogar bola, a andar de bicicleta e até mesmo a trabalhar? Isso mesmo: TRABALHAR!! Ou alguém vai me dizer que usa no trabalho mais de 20% do que aprendeu na faculdade?

Se trocar idéias e aprender na Era da Conectividade já é uma delícia, imagine aprender aquilo que nos interessa de quem entende e é apaixonado pelo assunto... Não é ainda mais gostoso? Mais gostoso, mais interessante e muito mais eficiente, pois esse aprendizado produz resultados mais consistentes, uma vez que esse processo não é penoso como passar 4 anos sentado numa sala de aula escutando tanta ladainha e tanta coisa tão pouco proveitosa.

É claro que o conhecimento formal tem seu valor. E muito alto, por sinal... mas, uma coisa é certa: que nós preferimos descobrir as coisas ao invés de sermos "ensinados", disso não tenho dúvidas!

Percepção. Autodesenvolvimento. Possibilidades... bemvindos à Era da Conectividade!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

[HAIKU] Mais percepções...

Creio que a vida
é feita do agora
Como agora

(Pedro Cordier)


O estilo de poesia japonesa Haiku é caracterizado por ter três versos que, sem rima, são concisos e trazem percepções sensoriais sobre a natureza.

Um monge budista foi quem ajudou a transformar os haikus em poemas contemplativos refinados com forma e temática fixas em 3 versos e 17 sílabas.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

[VÍDEOS: LUTA] Tony Jaa: o guerreiro Muay Thai



Panom Yeerum nasceu em 5 de Fevereiro de 1976, na província de Surin, Tailândia.

Tony Jaa (como é conhecido no ocidente) é um professor de artes marciais, ator, coreógrafo e diretor que foi eleito o melhor lutador do cinema desde Jackie Chan e Jet Li.

Ficou conhecido pelo público americano e mundial graças aos filmes Ong Bak e O Protetor.

Mas foi em Ong Bak que Tony Jaa viu seu nome estourar nas telas do cinema, ganhando fama e um apelido:  O Guerreiro Muay Thai. 

Jaa é mestre em Muay Thai, mas também pratica outros estilos como Taekwondo, Wushu, Capoeira, Aikido, Krabi Krabong e técnicas de Parkour.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

[TRECHO DE LIVRO] Entre infinitas possibilidades, um livro...

"(...) Passava das duas da madrugada quando Duarte resolveu se levantar da cama. Há mais de duas horas deitado ali, não conseguiu relaxar um só minuto. Pensamentos, viagens... caminhou até a cozinha, onde buscava encontrar mais que um gole d'água, um filete de esperança de seguir em frente...


Ao abrir a geladeira, algo estranho lhe ocorreu... um frio percorreu-lhe a espinha e seu corpo começou a vibrar. Era uma sensação de torpor, uma verdadeira profusão de sensações... podia perceber que algo acontecia ali, naquele instante. Mais que isso, aquela experiência iria mudar a sua vida para sempre...

"Um insight", pensou ele, num súbito instante e por uma fração de segundos, quando foi tomado por uma paz tão gostosa e tão profunda que era capaz de escutar cada célula do seu corpo trabalhando, integrando-se com cada célula à sua volta. Imersão total em si e com o ambiente... conexão...

No exato instante em que Duarte percebera que havia se afastado de algo vital, a conexão fora reestabelecida e ele logo sentiu a presença de Deus, novamente, em sua vida...

"Estava aqui... estava aqui dentro de mim todo esse tempo", pensou ele com lágrimas nos olhos. "Na verdade, estava dentro de mim e em tudo aqui fora, pois somos todos um. Estamos conectados entre nós mesmos e com tudo que nos cerca o tempo todo. E Deus é essa teia que nos une... Deus está nas possibilidades. Deus está em todos os detalhes... Ele está nas infinitas possibilidades..."

 Encheu um copo com água gelada e bebeu com sede. Era como se estivesse regressando de um deserto. Duarte bebeu aquela água com sede e encheu sua vida de bênção.

Foi um momento inesquecível! Naquele instante, Duarte teve a certeza de que as possibilidades não só existiam, como eram escolhidas por nós a cada segundo. Cada vez que respirávamos. Lembrara de Sartre e da dor de se dar conta de sermos livres e, como tal, responsáveis pelos nossos próprios atos. Erros e acertos... sempre uma escolha dentre infinitas outras...

Para Duarte, a descoberta dessa conexão com Deus, lhe mostrou uma vida diferente... mais rica, mais abundante e ao mesmo tempo, uma eterna escolha entre o isto e os aquilos...

Conexão. Percepção. Possibilidades... infinitas possibilidades... (...)"


(Pedro Cordier)


OBS: Trecho divulgado em primeira mão, do livro que estou escrevendo sobre as infinitas possibilidades...

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

[ARTIGO] BBB 9: diga nâo à mediocridade!!


Babaquice, Burrice e Baixaria... esse deveria ser o verdadeiro significado do acrônimo BBB!!!

É impressionante como a TV brasileira caminha a passos largos para a total decadência, prestando um enorme desserviço à família brasileira. É só ligar a TV no horário do BBB9 para nos depararmos com um indigesto menu: vulgaridade, imbecilidade, fofoca, disse-me-disse, futilidade, vaidade, exacerbação do corpo, mediocridade. Tem pra todo (MAL) gosto!!!

Tenho uma filha de 12 anos e fico me perguntando: como incentivar nossos filhos a estudar, ser uma pessoa ecologicamente correta, estar politicamente bem informada, cultivar a mente, a simplicidade e os bons costumes se a Rede Globo contra-ataca com um bombardeio de possibilidades de "se dar bem" tirando a roupa?

Pra que tanto esforço para entender o outro? Pra que batalhar, honesta e dignamente, a vida toda se basta cultivar o corpo para "ter sucesso" imediato?

Pra que se aprofundar nas questões existenciais se a sociedade prega o fast-food intelectual??

E não é só isso (como se fosse pouco...), fico me perguntando o que leva um ser humano a fazer hora extra na vida dos outros... sim, porque temos 24h pra cuidar da nossa vida e, mesmo assim, muita gente ainda vai fazer hora extra na vida dos outros...

É triste. É decepcionante. Mas é a realidade que nos cerca...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

[ARTIGO: ZEN] Significados para a palavra BUDH, raiz da palavra BUDA (parte II)


"O nome pessoal de Gautama Buda era SIDARTA. Gautama era seu nome de família, então seu nome era Gautama Sidarta. Buda não era o nome dele, mas seu despertar.

A própria palavra BUDA significa "inteligência desperta". A palavra BUDDHI, intelecto, também vem da mesma raiz. A raiz BUDH tem muitas (...) implicações; é muito flúida e poética. Existem, pelo menos, cinco significados para a palavra BUDH.


O segundo é RECONHECER.

Reconhecer, tornar-se consciente, familiarizado; notar, prestar atenção. Assim, Buda é aquele que reconheceu o falso como falso e abriu os olhos para o verdadeiro, reconhecendo-o como verdadeiro.

Esse é o segundo significado de BUDH. A pessoa inteligente não é comunista nem católica... ela não acredita nem desacredita; essa não é sua maneira de ser. Ela investiga a vida, e tudo o que estiver presente ela estará pronta para perceber. Ela não tem barreiras à sua visão; sua visão é transparente. Somentes essas pessoas chegam à verdade.

Lendo o primeiro livro de 2009: BUDA, sua vida seus ensinamentos (OSHO)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

[HAIKU] Percepções...


De um insight
nasce a teoria
Do viver nasce a poesia

(Pedro Cordier)


O estilo de poesia japonesa Haiku é caracterizado por ter três versos que, sem rima, são concisos e trazem percepções sensoriais sobre a natureza.

Um monge budista foi quem ajudou a transformar os haikus em poemas contemplativos refinados com forma e temática fixas em 3 versos e 17 sílabas.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

[NOTÍCIA COMENTADA: FUTEBOL] Cristiano Ronaldo: melhor jogador do mundo em 2008. Marta: 3 vezes melhor jogadora do mundo em 2006, 2007 e 2008.


Pelé acaba de anunciar o jogador do Manchester United como melhor do mundo pela FIFA em 2008.

"É maravilhoso. Foi um ano muito iluminado, tanto para mim quanto para o Manchester. Conseguimos vencer todas as competições que disputamos. Fiquei muito feliz e foi maravilhoso. Foi um ano muito especial", afirma Cristiano Ronaldo, campeão mundial com o Manchester no Japão.

Olha... Pelé entregar o prêmio de melhor do mundo para um jogador pernóstico e mascarado como Cristiano Ronaldo deve ser frustrante para quem foi COMPLETO eo melhor jogador de futebol de TODOS OS TEMPOS...

Isso mostra a carência que o futebol atual vive de VERDADEIROS CRAQUES como Pelé, Maradona, Zidane, Beckenbauer, Garrincha, dentre outros monstros sagrados do futebol....

Já em relação à Marta não há o que discutir: 3 vezes consecutivas a melhor do mundo! E olha que a moleca só tem 22 anos e ainda tem uma vida de futebol arte pela frente!!

Em cerimônia realizada na sede da entidade, em Zurique, a nova camisa dez do Los Angeles Sol, dos Estados Unidos, superou as concorrentes e repetiu os feitos conquistados em 2006 e 2007, igualando a marca da alemã Birgit Prinz.

domingo, 11 de janeiro de 2009

[ARTIGO: ZEN] Significados para a palavra BUDH, raiz da palavra BUDA (parte I)


"O nome pessoal de Gautama Buda era SIDARTA. Gautama era seu nome de família, então seu nome era Gautama Sidarta. Buda não era o nome dele, mas seu despertar.

A própria palavra BUDA significa "inteligência desperta". A palavra BUDDHI, intelecto, também vem da mesma raiz. A raiz BUDH tem muitas (...) implicações; é muito flúida e poética. Existem, pelo menos, cinco significados para a palavra BUDH.

O primeiro é DESPERTAR.

Despertar a si mesmo e despertar os outros, estar desperto. Como tal ela é oposta a estar dormindo, a estar no cochilo da ilusão do qual o iluminado desperta como de um sonho.

Este é primeiro significado de BUDH: criar um despertar em você!"


Lendo o primeiro livro de 2009: BUDA, sua vida seus ensinamentos (OSHO)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

[HAIKU] Conexão...


O bolso vibra
O dedo tecla
e a conexão se estabelece

(Pedro Cordier)


O estilo de poesia japonesa Haiku é caracterizado por ter três versos que, sem rima, são concisos e trazem percepções sensoriais sobre a natureza.

Um monge budista foi quem ajudou a transformar os haikus em poemas contemplativos refinados com forma e temática fixas em três versos e dezessete sílabas.

Um ser conectado foi quem acrescentou percepções sensoriais hi-tech aos haikus, criando os hi-kus.

sábado, 3 de janeiro de 2009

[DICAS: FILME] O Poderoso Chefão


Assisti esse filmaço, dessa vez com meu pai, pela 5ª ou 6ª vez!

Imperdível para quem ainda não viu e um deleite aos olhos de quem já assistiu há um tempinho, o filme de 1972 parece que não envelhece: as cenas continuam brilhantes, a música belíssima, a fotografia deslumbrante!!

"The Godfather" traz a saga da família Corleone contada magistralmente pelo diretor Francis Ford Coppola e o roteirista Mario Puzo. Com um elenco formidável encabeçado por Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall, James Caan, Diane Keaton e Talia Shire, o filme foi vencedor de 3 Oscars.