terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

[POESIA] Quem sabe um dia...


Quem sabe um dia
eu possa revelar
o que senti naquele instante
em que fitei o azul
e contemplei o infinito
nas suas mais diversas formas
e nuances...

Vi a imensidão azul
se transformar em tudo
Se misturar no todo
preenchendo campos e espaços
vazios...

Quem sabe um dia
eu possa entender o que vi...
(se é que eu vi algo)

Quem sabe eu
não apenas estivesse
de olhos fechados...

... mergulhado na vastidão
dos mistérios que cercam
as profundezas do autoconhecimento?

Quem sabe...


(Pedro Cordier)

sábado, 21 de fevereiro de 2009

[POESIA] O que se passa?

Quanta coisa se passa
na passagem da vida...

O tempo se vai
As pessoas se vão
O futuro ronda o agora
e o presente fica pra trás...

Quanta coisa se passa
na passagem da vida...

Tudo passa depressa
como num passe de mágica
E num piscar de olhos
tudo é passado...

Quanta coisa se passa
na passagem da vida...

Olhemos então
pra dentro de si

Miremos então
as infinitas possibilidades
de sermos nós mesmos

(em silêncio)...

Sem tempo...

Sem espaço...

E passemos a ser felizes!
Aqui.
Agora.
Sem pressa...


(pedro Cordier)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

[ARTIGO] Mais sobre o carnaval de Salvador 2009...

"(...) Já é Carnaval, cidade... acorda pra ver (...)"

Cento e dez trios elétricos vão desfilar durante a folia para que alguns baianos e um número razoável de turistas, que continuam chegando a Salvador, possam (não, necessariamente nessa ordem...):

Se embriagar - Estatísticas comprovam que o número de acidentes no trânsito e homicídios aumentam no período de carnaval por causa da bebedeira;

Saracutiar por aí procurando frete com a namorada dos outros, bater nos outros (e apanhar da polícia) - "As brigas e os furtos são, sem dúvidas o maior problema durante a festa", afirma o coronel Aristóteles Borges, diretor de comunicação da Polícia Militar da Bahia. Grande parte desses casos, gerado por falta de bom senso, ou sacanagem mesmo, de um bando de babacas que saem por aí;

Se fantasiar de mulher - O Carnaval é visto como um grande hino à libertinagem. Logo, muitas pessoas resolvem pular cerca, dar um bacanal, curtir seu beijo gay assumido. Tem ainda aqueles que vão apenas, dar uma "saidinha do armário pra tomar ar". Aliás, muitos conseguem convencer até a própria mãe que isso é "coisa de macho". Outros não tem a mesma sorte e acabam nunca mais voltando pro armário. "Uma borboleta, jamais voltará a ser lagarta", teria dito uma delas...

Avermelhar os olhos, embranquecer o nariz, usar lencinhos cheirosos, saborear docinhos - Vai me dizer que passou pela sua cabeça que os seguidores de Jah, os sacizeiros e toda essa imensa população da matrix (que faz uso consciente ou inconsequente do seu direito ilegal de abastecer seu alterego e, muitas vezes, seu próprio ego), iriam perder uma oportunidade desse nipe?

Transar sem camisinha - Tá bom, tá bom... quem nunca deu esse mole que atire o primeiro arrependimento... agora, tem muita gente que joga roleta russa, brinca de dados apostando a vida e vive dando sopa pro azar. E o Carnaval é, sem dúvidas, uma grande e larga "porta de entrada" para a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Não vacile, use camisinha!!

Enfim... colocar pra fora toda sua decepção com:

A falta de saúde pública - Estou de LUTO pela morte de NITA. Pra quem não teve o privilégio de conhecer, uma mãezona, 53, negra e risonha (nossa maravilhosa Tia Anastácia) que trabalhou mais de 5 anos na casa da minha namorada e que fazia as comidinhas mais deliciosas que já provei na vida. Ela faleceu vítima da negligência e do descaso de "nossas" """autoridades""" que deixaram E CONSERVAM a Saúde Pública de Salvador na UTI e a deixaram 1 ano à espera de uma histerectomia (retirada de útero por questão de saúde). Descanse em Paz, Nitinha;

A insegurança geral que assola a cidade - Só no Shopping Florestal, em Brotas, já fecharam 6 lojas, uma delas, uma farmácia. já havia sido assaltada 8 vezes. Ontem, na Barra, teve um quebra pau de cordeiros, cerca de 800, que causou transtorno, depredação de carros e prédios... uma barbárie;

O desemprego que continua preocupando - Os números mostram que a situação não é nada boa. Para se ter uma noção, a sólida e bem sucedida Embraer, que entregou 200 aviões em 2008, demitiu, de uma só vez, 4.270 funcionários, 20% do seu quadro de funcionários em nome da "Crise";

O que não falta é motivo - Preços subindo, falta de condição de comprar sua moradia, gasolina cara, corno que tomou, doença grave descoberta, deputado com mansão milionária, galinha pulando que recebeu no carnaval e até hoje não sabe porque...

Agora, no começo do texto vocês perguntaram: "como assim alguns baianos"?

ACOMPANHEM O RACIOCÍNIO COMIGO: Se a Bahia tem 14 milhões milhões de habitantes e chegam cerca de 500 mil turistas do Barsil e de fora do país e mais uns 600 mil do interior do estado, significa que chegam cerca de 1 milhão e 100 mil turistas. Como as ruas chegam a ter 2 milhões de pessoas, ao mesmo tempo, nos 4 principais dias, vamos colocar uma média de 1 milhão de baianos na folia por dia.

Vamos dizer que haja um revezamento da ordem de 100%, ou seja, são cerca de 2 milhões de pessoas que vão às ruas em algum momento do Carnaval. Esse é o público que curte e vai ao Carnaval.

Não percam o raciocínio, 14 milhões sendo 100% dos baianos, 2 milhões é igual a menos de 15% da população baiana!! Ou seja, se a gente não for cantor de Axé (bem sucedido), produtor, dono de bloco, artista famoso, dono de camarote ou marca de cerveja, enquanto eles ganham dinheiro, a gente que se adapte a essas quase duas semanas de letargia no mercado baiano.

E TEM MAIS: O Governo vai investir, até o fim das comemorações momescas, quase 45 milhões. 22 milhões, somente na segurança pública!! Uma super preocupação NÃO COM A SEGURANÇA EM SI, MAS COM A EXPOSIÇÃO QUE A FALTA DE SEGURANÇA SERIA SUBMETIDA SE NÃO FOSSEM TOMADAS MEDIDAS PALEATIVAS DURANTE O CARNAVAL!!

Na Estação Rodoviária o movimento de chegada superou em muito ao número de passageiros que estão deixando a capital com destino ao interior. No Aeroporto, voos chegam lotados de turistas, o mesmo acontecendo no sistema ferry-boat, que faz a ligação marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica...

"(...) Já é Carnaval, cidade... acorda pra ver (...)"

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

[DICAS: WEB DESIGN] Dreamweaver - Resoluções de tela PARTE I

Acabei os módulos CONCEITOS ESTÉTICOS PARA WEB e o módulo FIREWORKS.

O módulo DREAMWEAVER acabo às 22h de hoje. Depois do carnaval começa o módulo FLASH.

Para comemorar essas três (de quatro... lá ele) etapas vencidas, segue mais um tutorial. desta vez para Dreamweaver.

Ele fala sobre desenvolvimento de layout dimensionável para qualquer resolução de tela: 800×600, 1024×768, 1440×900, um "calcanhar de Aquiles" para qualquer web designer.

O site é, novamente o MX Masters, que traz informações muito interessantes sobre esses programas e ainda: Photoshop, PHP, Ilustrator, Corel Draw, CSS, Scripts e muito mais.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

[NOTÍCIA COMENTADA: CELULAR] 4 bilhões de celulares no mundo

A quantidade de conexões de telefonia móvel em todo o planeta ultrapassa a marca dos 4 bilhões.

O dado foi extraído de uma pesquisa divulgada pela associação GSMA, que estuda os dados do setor de telecomunicações. A previsão é de que, em 2013, esse número salte para a casa dos 6 bilhões de celulares.

Esse número não representa, necessariamente, a quantidade total de usuários de telefones móveis, uma vez que uma mesma pessoa pode ter mais de um aparelho (o que já é muito comum em países desenvolvidos, sobretudo na Europa Oriental) ou, um mesmo telefone celular pode ser compartilhado por duas pessoas ou mais.

Os dados também apontaram que cerca de 100 milhões dessas conexões móveis são realizadas por meio de banda larga móvel, que usam um padrão de alta velocidade para a utilização e transmissão de dados.

No Brasil, do total de 150 milhões de usuários de telefonia móvel, apenas 1,7 milhão utilizam banda larga, de acordo com a pesquisa, que será detalhada de forma mais segmentada e aprofundada durante a Mobile World Congress - maior feira mundial da indústria de celular, que terá início na próxima segunda-feira, 16, na cidade de Barcelona.

Com informações da Reuters.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

[ARTIGO] Já é Carnaval, Salvador...


A cidade de Salvador já vive o clima de Carnaval.

Se isso é bom ou ruim, depende do "lado" que você se encontre...

Pra Bell, Cláudia Leitte, Ivete e dezenas de outros artistas, empresários e produtores é uma das melhores épocas do ano. Aliás, não só para os artistas, mas para todos os stakeholders (todas as pessoas ou entidades que são afetadas pelas atividades de um empreendimento) do business carnaval.

De acordo com números levantados pela SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), são gerados cerca de 130 mil empregos temporários na cidade em função da festa, em profissões como músicos, coreógrafos, dançarinos, electricistas, carpinteiros, técnicos de som, cordeiros, empregados de mesa, cozinheiros, recepcionistas e guias turísticos. E o mercado informal responde por outras 25 mil vagas, na maioria destinadas a vendedores de bebidas e comidas.

A estimativa é que nos sete dias da sua realização a cidade receba cerca de 500 mil turistas. No domingo à tarde, quando a festa atinge o seu pico máximo, a Polícia calcula que cerca de 1,2 milhão de pessoas estarão nas ruas, distribuídas ao longo dos quase 25 quilômetros dos circuitos Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (centro histórico-Pelourinho).

Além disso, calcula-se que a festa movimenta cerca de 200 milhões de euros em infra-estrutura, patrocínios, turismo, blocos, camarotes, festas e consumo geral diretamente ligado ao período.

Todos os números nesse período são impressionantes: cerca de 68 blocos de trio, 57 afros, 18 afoxés, 22 alternativos, 02 de índio, 27 de percussão e sopro, além de um especial, 11 blocos infantis, 12 de travestidos e o Bloco da Cidade. Tudo regado (das 18h de quinta-feira até as 13h da Quarta-Feira de Cinzas com a saída do Arrastão da Timbalada e o Encontro de Trios) a mais de 430 horas ininterruptas de música e festa. UFA!!!

Os que mais lucram são os empresários que controlam os blocos em que se apresentam as grandes estrelas da música carnavalesca. Um dos principais, o Camaleão, comandado pela banda Chiclete com Banana, somente com a venda de abadás (a fantasia que dá direito ao folião participar no bloco), chega a um faturamento de 2,5 milhões de euros.

Ou, seja, se você faz parte do seleto grupo que, realmente, fatura alto com o Carnaval de Salvador (que, com extrema boa vontade chega a 500 pessoas...), meus parabéns, você deve estar eufórico!!

Agora, se você faz parte dos outros 99,99% da população (os que vão gastar seu suado dinheirinho pra sair no Carnaval ou sair da cidade por causa do Carnaval), esqueça esse negócio de crise, problema financeiro, IPVA, IPTU, volta às aulas, seguro de carro, contas de natal, juros de cheque especial e cartão de crédio... afinal, durante todo esse período:

"(...) Extravasa!! Libera e joga tudo pro ar!! Eu quero ser feliz antes de mais nada..."

domingo, 8 de fevereiro de 2009

[POESIA] Momentos Eternos em si...


Sua companhia me faz sentir bem
Me faz sentir além

Suas nuances aumentam
a percepção
do que vejo

Alimentam
o meu
desejo

No seu eu
eu me fito
recolho o meu grito

Nós seremos assim
Eternos

Até que
(um dia)
Desejemos o fim

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

[PORTIFÓLIO: MARCA] Rede de Supermercado

Hoje, quero apresentar pra vocês um trabalho de criação que envolve nome, marca, papelaria e comunicação visual de PDV.

O objetivo foi o de unificar os quatro supermercados de bairro do empresário, numa única bandeira para aumentar seu poder de barganha junto aos fornecedores e criar uma marca sólida para melhor atender os clientes. Abaixo, o estudo aprovado!



Num próximo post irei publicar a comunicação visual do PDV de uma das lojas.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

[ARTIGO] Quem fuma maconha faz o quê?? NADA??? E MUITO!!!!!

Fumar maconha mostra que Phelps não era esse atleta todo ou mostra que fumar maconha não é esse Bicho de Sete Cabeças tão feio quanto pintam??


Phelps teve a sua vida particular violada, covardemente, por algum "loser" mal-amado.

O maior recordista olímpico de todos os tempos, que vive para o esporte e dedica sua vida à vencer desafios e obter sucesso, treina 6 dias por semana, 5 horas por dia...

"Tudo o que eu quero é deitar na minha cama por cinco minutos." disse o rapaz após conquistar sua 8ª medalha olímpica em Pequim.

Ele não estava numa praça pública ou muito menos num estádio de futebol ou na Disney... estava no quarto de uma garota que ele se relacionava reservadamente!!

E daí se Pelé não era fácil com as garotas se ele fez mais de 1200 gols?? Que pecado capital há nisso?? Ele estuprou alguém?? O Negão metia era pra dentro da rede (hummm... isso foi meio dúbio, não?)!!

Pior são esses políticos corruptos e cínicos que vivem atolados de merda até o pescoço!!

O Senado é exemplo para nossas crianças? O PT ou o PSDB são? Algum partido é? Assistam o CQC pra ver uma coisa...

O que mais me incomoda é a hipocrisia de muita gente...

Isso me lembrou de uma bichinha, daquelas bem afrescalhadas, falando pro bêbado:

- Nossa, esse seu hábito de beber é horrível...

E o bêbado respondeu:
- O seu que é lindo...

Como diz o grande Mário Kértsz (graças a Deus, recuperado de um infarto e de volta à Rádio Metrópole): "Essa humanidade está muito mal frequentada..."

Phelps está passando por algo que não merece...

Agora, se quiser atirar a "primeira pedra" (ou a milionésima, a uma altura dessas...), fique à vontade...

Segundo o News of the World, a imagem data de 6 de novembro de 2008, quando o astro da natação, Michael Phelps, teria participado de uma festa em uma república na Universidade da Carolina do Sul, em Columbia, nos Estados Unidos. Na ocasião, o americano teria visitado uma estudante com quem se encontrava secretamente.

[POESIA] (...)

Queira
ou
não


sou referência
providência

A fruta
proibida
Prometida
permitida

Um ser amado
Um ser alado
ao seu lado

E não importa
o que diga
ou que se cale
O que importa é o que vale

Sou seu
se sou verdade
Sem vaidade

Seu céu
É minha casa

É onde vive
a vontade
de usar
a minha língua

Isto é
de fato

O que sei
a meu respeito...


(Pedro Cordier)

OBS: O título da poesia é "(...)", ou seja,
"reticências dentro de parênteses" que, para mim, significa que as possibilidades são infinitas, mas nós vivemos num estado de limitações...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

[PORTIFÓLIO: MARCA] Carne de Qualidade

Fui procurado por um empresário que, apesar de muito bem sucedido em seu ramo, estava buscando profissionalizar a sua atividade.

Depois de um longo e proveitoso bate-papo, regado a várias xícaras de café expresso e água com gás beeem gelada, ficou definido que eu apresentaria não só o nome da empresa que estava sendo "criada", como também um estudo de marca e papelaria.

O estudo aprovado foi o que segue abaixo:


A parceria deu tão certo que o mesmo empresário me solicitou a criação de um novo nome, marca, papelaria e comunicação visual de PDV para unificar seus supermercados de bairro numa única bandeira.

O resultado eu publicarei num próximo post!!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

[POESIA] Volta

Ponto.

Começo pelo fim
E retrocedo
Em busca da juventude

As rugas cedem espaço
Ao viço da mocidade

Vírgula,

O meio é o mesmo
Tão vivido quanto negado
previsível e inesperado

As rugas dividem o espaço
Com a ânsia juvenil

Reticências...

Tão próximo do começo
Tão perto das respostas
Tão cheio de perguntas

Rugas?
Não sei de nada...


(Pedro Cordier)


P.S.: Achei essa poesia enquanto procurava uns documentos. Ela data de 29.01.99 mas está super atual por causa do filme "O curioso caso Benjamim Button", que devo assistir amanhã ou quinta.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

[ARTIGO] Bem vindos à ERA DA CONECTIVIDADE!!


"Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo

Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar (...)"

(Como uma onda - Lulu Santos/ Nelson Motta)



Não adianta nos prepararmos quando a onda já está lá em cima. Temos que conhecer a onda durante a sua formação, pois, quando ela chegar ao topo, devemos estar à par de tudo e prontos pra agir o tempo todo.

Temos que estar em sintonia com o ZEITGEIST (pronunciasse: tzait.gaisst) e antenados com as MEGA TENDÊNCIAS (importantes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e, uma vez estabelecidas, nos influenciam por algum tempo).


MUDANÇAS SOCIAIS

  • Múltiplas opções ao invés de escolha entre isto ou aquilo;
  • Mudanças profundas no paradigma familiar (vários núcleos familiares);
  • Estilo de vida global e nacionalismo cultural convivendo ao mesmo tempo.


MUDANÇAS POLÍTICAS

  • Descentralização;
  • Emergência de um Socialismo de Mercado;
  • A Democracia representativa cedendo espaço para a Democracia participativa;
  • AUTO-AJUDA ao invés da ajuda institucional;
  • Comunicação lateral INTENSIVA no lugar das hierarquias.


MUDANÇAS ECONÔMICAS E MERCADOLÓGICAS

  • Economia nacional fortalecida;
  • Explosão das economias do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China);
  • Declínio dos mercados e da produção em massa;
  • Fragmentação do mercado;
  • Explosão de produtos e serviços;
  • Mais escolhas;
  • Demanda por qualidade e respostas rápidas;
  • Maior complexidade;
  • Empresas de pequeno e médio porte;
    Unidades estratégicas de negócio.


MUDANÇAS TECNOLÓGICAS

  • Socialização da informação através da internet;
  • Aumento expressivo de acesso rápido (banda larga) à grande rede;
  • Chegada do celular como veículo de informação (envio e recebimento de texto via SMS, de som e imagem, via MMS, aplicativos, sites wap, envio e recebimento via bluetooth).


Todas essas mudanças vêm alterando, drasticamente, o perfil do consumidor (politizado, consciente, com escalas de valor definida e pró-ativo), da concorrência (ágil, intensa, internacional, maior quantidade de canais de distribuição) e dos fornecedores (parceiros por projetos, peças chaves de produção), tornando o mercado mais dinâmico e complexo.


As empresas também tem sido atingidas e levadas a:

  • Adequarem seus perfis;
  • Migrar suas orientações para nichos;
  • Tornarem-se mais rápidas e flexíveis;
  • Conscientização em questões como qualidade, meio-ambiente e importância das pessoas (colaboradores, clientes e parceiros);
  • Buscarem ser mais transparentes e participativas.


Com isso, o perfil do profissional da Era da Conectividade também evoluiu para:

  • Cidadão do mundo;
  • Bilingue (mínimo);
  • Generalista;
  • Visão estratégica;
  • Intuitivo (maior capacidade de percepção);
  • Sensível;
  • Visão sistêmica (conexão);
  • Mais que um usuário, um internauta 2.0 (participativo, colaborativo);
  • Alto nível cultural.


"A principal coisa do mundo não é o conhecimento, mas o uso que se faz dele"

(Theodore M. R. Von Keller)


Numa sociedade cada dia mais conectada, não conseguiremos obter resultados relevantes apenas com Talento, é necessário completar essa TRÍADE DO SUCESSO com Informação e Relacionamento.

Por isso, nada de ficar utilizando a internet somente para ler o horóscopo, ficar teclando no messenger e entrando no orkut... nós temos uma poderosíssima ferramenta de CONEXÃO que, se utilizada corretamente, pode ampliar nossas potencialidades, nos ajudar a descobrir nossas habilidades e competências, nos informar e, principalmente, nos conectar com pessoas que possam ajudar com nossas escolhas.

Bem vindos à ERA DA CONECTIVIDADE!!