segunda-feira, 6 de abril de 2009

[DICAS WEB] Como manter os usuários navegando no seu site!



Não adianta nada fazer um site esteticamente perfeito se o mesmo não for funcional. Por isso, seguem aqui algumas dicas para criar uma interface ‘user-friendly’:

1. Deixe seu site "leve" para que ele carregue mais rápido
Num mundo apressado e impaciente como esse que vivemos, nada é mais insuportável que esperar vááários minutos para uma página carregar...

Na maioria das vezes, quando isso acontece, grande parte dos usuários voltam aos resultados de busca, fazem a pesquisa novamente a fim de encontrar um site que não exija esse tempo de espera. Fique esperto!

2. Facilite a leitura do conteúdo do seu site
A informação que o leitor queria era exatamente essa... só que, como a letra está muito pequena, com cor próxima do fundo e ainda meio embaçada... as pessoas acabam procurando um outro site que tenha uma informação semelhante e que seja mais fácil de ler.

3. Organize seu conteúdo
A primeira coisa que os usuários lêem numa página é a informação que chama a atenção. Procure colocar títulos e subtítulos bem descritivos para facilitar a leitura e o entendimento do usuário.

Assim, torna-se possível saber do que se trata uma determinada parte sem que precise ler todo o conteúdo da página.

Uma outra dica é dividir o conteúdo em parágrafos pequenos para que o usuário não desista de ler antes de começar.

6. Faça um site de fácil navegação
Quando um visitante entra em seu site pela primeira vez ele não sabe onde estão às informações, logo tem que procurá-las. Para isso ele usa a intuição se perguntando onde pode estar tal coisa.

Se a navegação for complexa ele vai ter muita dificuldade para encontrar o que quer e pode acabar desistindo no meio do caminho o que geralmente acontece. Para que isso não aconteça uma navegação simples e intuitiva é a melhor opção.

7. Coloque o conteúdo mais importante no começo
Grande parte dos usuários web são adeptos a lei do menor esforço. Quanto mais fácil achar o que deseja melhor. Quando um usuário está procurando um determinado conteúdo na web então quanto mais rápido e fácil ele encontrar melhor.

Colocar o conteúdo mais importante logo no começo permite ao usuário identificar do que se trata sem a necessidade de ficar percorrendo toda a página para descobrir. Assim, diminui a possibilidade de abandonar o site por não ter encontrado o conteúdo porque ficou com preguiça de ir até o final da página.

8. Tenha páginas com títulos explicativos
A tag TITLE é poderosa. O usuário pode identificar o conteúdo da página apenas lendo o título. Neste caso ele sabe do que se trata e se é o que precisa.

Com relação à página dos resultados de busca, o título aparece em destaque e os usuários têm tendência, além de clicar nos primeiros resultados, escolher o que está mais relacionado com o que está sendo pesquisado através de um título atrativo aumentando assim o CTR da página.

Para os search engines a importância é ainda maior. A TITLE é um dos elementos mais importantes da página. Por isso, colocar as keywords na title da página e cada título ser único influencia no ranking.

FONTE: SEO (Search Engine Optimization) MASTER.

Nenhum comentário: